Quarentena: Como manter o seu PET saudável durante o isolamento

Da redação NoticiasW3 – Foto: shutterstock

A pandemia do coronavírus mudou as atividades diárias de todos, incluindo animais de estimação. Como os proprietários evitam sair de casa, muitos cães na área de quarentena sofrem confinamento, especialmente aqueles cães peludos que estão acostumados a caminhadas diárias. Ficar em casa por muito tempo pode causar ansiedade, estresse e ganho de peso ao cão e ao dono! Portanto, a fim de manter a saúde física e mental do peludo e humano, separamos algumas dicas. Olha que bacana!

Publicidade

POSSO PASSER COM MEU CACHORRO NA QUARENTENA – COVID 19?

De acordo com agências de saúde e agências veterinárias, nem cães nem gatos podem transmitir COVID-19, nem podem ser infectados pelo vírus. No entanto, os animais podem carregar o vírus em suas patas e cabelos, trazendo poluição para o ambiente doméstico.

Recomenda-se evitar caminhadas durante o período de isolamento e sair somente quando necessário. Como alguns cães estão acostumados a cozinhar fora de casa, recomenda-se exportar apenas para esse fim. Ao retornar, você deve limpar as pernas com água e sabão neutro. Não é recomendado o uso de álcool gel aqui porque vai ressecar as patas do animal.

As guias também devem ser higienizadas com álcool. Para os donos, a recomendação é usar a máscara e deixar os sapatos do lado de fora, bem como, lavar as mãos assim que voltar do passeio. Também é recomendado escolher horários e locais estratégicos, onde seja difícil ter aglomeração de gente.

DICAS PARA SE DIVERTIR COM SEU CACHORRO NA QUARENTENA

O confinamento pode deixar um cão muito nervoso, especialmente uma raça de cães que é naturalmente cheia de energia. O estresse de ficar em casa o dia todo, além do comportamento destrutivo, também pode deixar o cão mais agressivo. Para minimizar os efeitos negativos do confinamento, vale a pena usar a criatividade e apostar em formas alternativas de fazer os cães se exercitarem e se divertirem.

SUBIR E DESCER AS ESCADAS DO PRÉDIO

Para quem mora em apartamento, aproveitar as escadarias do prédio pode ser uma boa alternativa. Se no início seu peludo não gostar muito da ideia, procure incentivá-lo com carinho e petiscos. O sobe e desce é excelente para queimar energia e como as escadarias em geral são cobertas, esse tipo de exercício pode ser ideal até para aquelas raças que sofrem com o calor. Vale a pena apostar!

BRINQUEDOS INTERATIVOS

Os brinquedos são uma ótima opção para energia negativa e recreação. Uma simples bola ou um aperto podem deixar seu parceiro feliz. No entanto, se ainda está entediado, já existem alguns brinquedos interativos para cães que também podem ajudar. Eles estimulam movimentos peludos e divertidos, e podem reduzir a dificuldade de sentar. Não há dúvida de que esse tipo de cuidado fará com que seu cão se sinta satisfeito na área de quarentena e o acalme por um tempo.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Corredores, alguns travesseiros e espreguiçadeiras podem ser o parque de diversões do seu cão! Fazer uma pista de obstáculos também é uma ótima ideia, principalmente para quem tem energia e gosta de pular! Lembre-se de que isso também é novo para o seu cão! Portanto, você precisará ensiná-lo a jogar. Usar petiscos, sentimentos e palavras de incentivo é sempre a melhor maneira!

CAÇA AO TESOURO

Deixar alguns petiscos e brinquedos escondidos no sofá e em alguns cantos da casa pode ser uma ótima maneira de distrair o seu cão por alguns momentos. Para os cães de caça, esse tipo de brincadeira é uma enorme diversão e pode ajudar seu peludo a se distrair por um bom tempo.

TERAPIAS ALTERNATIVAS

Caso você perceba que o estresse do seu cachorro na quarentena está mesmo alto, também é possível buscar algumas terapias alternativas. Florais e Reiki são algumas das terapias que os donos podem recorrer para deixar o animal mais calmo e relaxado. Para fazer o uso dessas terapias, no entanto, procure um profissional especializado e que realmente entenda de cães e da raça do seu peludo.

TV PARA CACHORRO

Em alguns planos de TV por assinatura já existem canais específicos para cães. Pode parecer estranho, mas os peludos também se distraem com uma telinha. Essa pode ser mais uma, dentre as alternativas para distrair seu amigão. Mas, lembre-se que ela deve ser combinada com atividades que gastam mais energia. Sem dúvida ficar parado não é bom para ninguém, nem para os cães, nem para os donos.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Por fim, além dos jogos, vale a pena cuidar da comida do seu peludo. Se sua raça de cachorro já tem tendência a ganhar peso, converse com seu veterinário para encontrar alternativas com menos calorias e saúde. Outra dica é não manter alimento sempre disponível para o pet. Como nós, humanos, os cães também podem reduzir o tédio, o estresse e a ansiedade na alimentação. Portanto, controle sua parte. Reduzir a quantidade de ração e manter o animal fechado aumentará o estresse. Portanto, procure alternativas mais saudáveis ​​ou reduza gradativamente a quantidade de ração para que os animais não se sintam desnutridos.

CRIATIVIDADE E PACIÊNCIA: A CHAVE PARA LIDAR COM SEU CACHORRO NA QUARENTENA

Este é um momento difícil para todos nós. Portanto, vale a pena respirar fundo e ser paciente com seu peludo sem perder o controle. Micção inadequada, latidos e acessos de raiva podem ocorrer. Mas, nesses momentos, não houve golpe, grito ou atitude agressiva. Fique atento as atitudes de seu pet, aquelas que você não gosta e continue a incentivar as boas maneiras por meio de emoções e petiscos.

Investir em algum conhecimento básico de obediência também é uma boa escolha para o isolamento. Além de divertir o seu cão, você também pode melhorar muito a sua convivência com os amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *