Bastidores de uma sensação mundial: a jornada para criar Round 6

Conheça os detalhes da produção da série que viralizou para o sucesso

Fonte: NetFlix

1. SquidGame BTS 107 0572

Round 6 se transformou em sensação mundial ao contar uma história emocionante de pessoas desesperadas que aceitam participar de misteriosas brincadeiras infantis para concorrer a um grande prêmio em dinheiro. Embora o sucesso da série pareça ter vindo rápido, o processo de criação foi longo e difícil para o criador e diretor Hwang Dong-hyuk. Confira os bastidores da produção de Round 6.

O começo

2. SquidGame BTS 101 813

O diretor Hwang Dong-hyuk concebeu a ideia e começou a escrever em 2008. Ele conta: “O ano de 2008 foi uma época em que eu frequentava lojas de quadrinhos. Como estava lendo muitas graphic novels, pensei em criar algo parecido com uma história em quadrinhos ambientada na Coreia e terminei o roteiro em 2009”. Por ser diretor de cinema, Hwang Dong-hyuk incialmente pensou Round 6 como um filme.

Uma jornada repleta de desafios

3. SquidGame BTS 101 795

Depois de terminar o roteiro inicial de Round 6 em 2009, Hwang Dong-hyuk precisou arquivar a ideia enquanto trabalhava nos filmes de sucesso Silenced (2011), Miss Granny (2014) e The Fortress (2017). Para o diretor, “A história parecia muito diferente e violenta para a época. Houve quem considerasse a premissa complexa demais e difícil de vender. Não consegui investimento suficiente e escalar o elenco foi difícil. Fiquei nesse processo por cerca de um ano, mas tive que deixar tudo de lado”.

Uma década depois

4. SquidGame BTS 103 35823

Cerca de 10 após ter a ideia para Round 6, Hwang Dong-hyuk finalmente conseguiu colocá-la em prática. Ele conta: “Graças à Netflix, eu tive total liberdade criativa para trabalhar como quisesse”. Aproveitando a oportunidade, o diretor expandiu a história e a transformou na série que cativou o público mundial.

A intenção por trás da arte

5. SquidGame Unit 101 001 (2)

Um dos aspectos mais notáveis da série em termos visuais é a estética colorida que a diferencia das outras histórias de sobrevivência. Para a diretora de arte Chae Kyoung, “Nós criamos os lugares para fazer os espectadores pensarem nas intenções ocultas do jogo de Round 6“. Os cenários em larga escala e as cores vibrantes transportam o público para um mundo que parece realista, embora seja de fantasia. 

Brincadeiras de criança

6. SquidGame Unit 101 002 (1)

O diretor Hwang Dong-hyuk escolheu brincadeiras infantis de propósito, por serem fáceis de entender e de se identificar. E os detalhes dos jogos mostram o nível de planejamento necessário a cada rodada. Por exemplo, a primeira brincadeira é Batatinha frita 1, 2, 3, que muita gente deve conhecer. O robô foi inspirado em uma menina que aparece em livros infantis, o que deixa a cena ainda mais chocante porque uma brincadeira de criança vira uma angustiante luta pela sobrevivência.

Retratar emoções realistas

7. SquidGame Unit 104 1564

Os cenários imensos dão mais realismo às emoções dos atores. Segundo o diretor Hwang Dong-hyuk, “Tentei simular o clima dos playgrounds para que os atores sentissem que estão realmente brincando ali. Acredito que esse tipo de cenário deixa a performance dos atores mais realista”. A justaposição da necessidade urgente de sobreviver com um cenário de brincadeiras inocentes emociona e impressiona o público.

Nostalgia

8. SquidGame BTS 106 35826

Um dos cenários que levou mais tempo para ser criado é o que imita um típico bairro coreano dos anos 1970 e 80. Para o ator Park Hae-soo, “O playground era muito realista, parecia mesmo um bairro antigo. Era como se estivéssemos diante de casas reais do passado. Isso criava um sentimento de nostalgia e também uma certa tensão”. O ator Heo Sung-tae elogiou a equipe de arte pelo cuidado com os detalhes, como espalhar terra em vários pontos das vielas. 

Universal e coreana ao mesmo tempo

9. SquidGame BTS 106 35853

Todos esses aspectos se unem para criar uma história que é igualmente universal e coreana. A maior parte das brincadeiras infantis é universal e algumas são particularmente coreanas. Muitas pessoas vão se identificar com as emoções e as lutas enfrentadas pelos personagens, independente do país de origem. O diretor Hwang Dong-hyuk define: “Como jogo de sobrevivência, a série une entretenimento e drama humano”.

Transmitir uma mensagem

10.SquidGame Unit 108 0700

A série mostra a natureza humana e como ficamos diferentes quando saímos da infância ao mostrar adultos brincando com jogos infantis. Segundo o diretor Hwang Dong-hyuk, “Eu quis escrever uma história que fosse uma alegoria ou fábula sobre a sociedade capitalista moderna, algo que mostrasse uma competição radical semelhante à que enfrentamos na vida”. Mas nem tudo é deprimente, já que os personagens se agarram à própria humanidade e esperança. O comentário sobre a natureza e a sociedade humanas definitivamente dá o que pensar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *