Satélite brasileiro é enviado à Índia de onde será lançado em 2021

Amazônia 1 vai monitorar desmatamentos na floresta
Por Eliane Gonçalves – São Paulo

O Brasil rumo ao Espaço. O satélite produzido com tecnologia totalmente  brasileira segue para Índia, onde vai ser lançado na órbita do planeta. O embarque do satélite Amazônia 1 foi feito nessa terça-feira (22), no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O equipamento que pesa 638 quilos, tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, vai agora para a Índia e deve ser lançado ao espaço em fevereiro do ano que vem.

Já em órbita, o satélite deve ficar a uma distância de 723 quilômetros de altura. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia nacional e vai ser usado para o monitoramento de desmatamentos, principalmente na região amazônica.

O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, comemorou o embarque do satélite.

O ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, não participou da cerimônia de embarque, mas gravou uma mensagem de boas festas para a equipe que participou do projeto. Depois que entrar em órbita, o Amazônia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *